sexta-feira, 28 de setembro de 2012

KIT DE EMERGÊNCIAS

Como preparar-se para as catástrofes  .

Guia de orientações




Se hoje acontecesse um grande Terremoto, diria que somente 1% da comunidade brasileira teria o seu kit de emergência preparado. Pergunte ao seu redor, às pessoas com quem trabalha ou com quem estuda e certificará de que é fato concreto, de cada 100 brasileiros, um tem o seu kit. E você?

Todos pensam que grandes terremotos ou desastres naturais ocorrem somente um a cada 10, 30 ou 50 anos. É verdade.

E se neste momento um grande terremoto atingisse a região onde mora atualmente? Você estaria preparado para agir com segurança? Conseguiu sobreviver e agora, como fará para passar as próximos horas, dias e talvez até semanas sem água, luz e gás? Também ficará sem telefones, celular, sem internet, sem televisão. Bancos, correios, mercados, postos de gasolina, comércio em geral estarão fechados. Trens, metro, ônibus, taxi estarão fora de circulação.




Se prevê atualmente que tenhamos que passar por crises climáticas nunca vistas jamais , crises financeiras , crises energéticas , etc , todas elas que ponham em risco nossas vidas e  segurança pessoal .

Não podemos esquecer que a eletricidade e a base energética da nossa civilização , e que ficar sem ela por alguns dias todo estaria parado ( =caos)

Então estejamos preparados para responder com rapidez e segurança ante as situações de emergência que o entorno nos prepara , nos  prevenindo com medidas simples e praticas antes do que a emergência se faça visível .

Nossa própria vida e a de nossa família  podem ficar comprometidas se fomos tomados de surpresa . Pense nisto.



Nesse sentido e muito importante :

A - preparar um plano de emergência para que , no caso de um desastre , todos os membros do grupo familiar ( ou amigos ) , saibam o que fazer , onde encontrar-se e como comunicar-se .

B - ter preparada uma mochila de emergência , para o caso que seja necessário sair da sua casa , com elementos de supervivência para pelo menos 3 dias , ate achar um refugio .

C - ter preparado um modulo ( ou kit  )  de emergência - supervivência , com artigos de primeira necessidade  para sobreviver pelo tempo mínimo de 15 dias , ate que as condições de acessibilidade a  energia elétrica e  produtos essenciais  seja restaurada .

Plano de emergência

Um plano de emergência permite que, se sucede um desastre, todos os membros de uma família saibam onde encontrar-se e comunicar-se .

Como? Escolher um ponto de encontro perto da sua residência , num local aberto , ex : uma praça, e um segundo ponto de encontro mais longe de fácil acesso , conhecido por todos , fora dos locais de “tensão “  para maior segurança .

- Assegure-se que os membros da família saibam como fechar as portas da casa , chaves de luz e gás .

- identifique as rotas de acesso e saída se sua casa e bairro .

-estabeleça as diferentes necessidades que poderiam afetar a cada membro da família no caso de separação ( ex ; o pai esta no local de trabalho ), ou se forem idosos , ou com necessidades especiais .

 - assegure-se que tenha “a Mao” a mochila de emergência , e que esteja abastecida corretamente .

-pratique o plano de emergências .


-Em primeiro lugar você tem que estar preparado para duas situações distintas:
(1)    Não poderá permanecer em sua casa e deverá procurar um abrigo. Monte sua mochila de emergência.

(2)    Você poderá permanecer em sua casa, sem perigo, porém sem água, luz e gás. Monte sua caixa com kit de emergência.





Mochila de emêrgencia



A mochila deve ser cômoda e grande , e o peso não pode ultrapassar os 20 kg , ideal e no maximo 12 a 15 kg ,e tem que ser colocada num local de fácil acesso para facilmente ser retirada .

Mochilas: Carregado nas costas, deixa as mãos livres.

Colocar sempre nome (identificação) para não confundir com o de outras pessoas. Tamanho médio ou pequena, mas não grande demais, pois ficará pesada e atrapalhará seus movimentos. Deixar colado ou costurado um pedaço de pano fluorescente para ser facilmente enxergado no escuro, principalmente  nas mochilas das crianças.

Para comunicação: papel, canetas , lápis, durex/fita crepe. Agenda de papel com os telefones importantes , de familiares e amigos mesmo que em outras cidades .
Higiene pessoal: papel higiênico , Sabonete em barra (não líquido), escova , pasta de dente. Absorventes. Toalha. Remédios que usa habitualmente e para emergências (algodão , desinfetante,etc.) . Filme plástico de PVC ( Pode proteger temporariamente machucados para não infeccionar e cobrir coisas ).Óculos de aumento de reserva , próteses auditivas , etc. .Papel alumínio

Troca de roupa:  Revisar a cada 6 meses, na troca de estação (verão/inverno): camisetas, meias, roupas íntimas no mínimo. Atenção, no caso de crianças, revisar a cada 4 meses, pois mudam de tamanho rapidamente.

Crianças e bebês: Leite em pó, mamadeira, copo de plástico,chupeta, colher, canudos, alimentos prontos, fraldas, lenço umedecido para higiene. As crianças não terão TV nem games (uma hora acaba a bateria), brinquedos. Para não causar stress no abrigo, tenha sempre baralho, quebra cabeça, lapis de cor, blocos, lego, balas.

Artigos de Camping e outros: Saco de dormir ( ou cobertor) , fogão a gás portátil  , tendas ( ou barracas de camping, “tipo iglu “) , POTE DE ÁGUA (armazenar água para beber, desinfetar machucados ,etc) fósforos ( ou esqueiro ), lanterna a pilhas, canivetes (com faquinha e talheres , abridor de latas) , corda forte, pe de cabra ( que fica em casa na hora de sair de um lugar destruído ( vale um só para toda a família ) Capacete , e capa de chuva . RADIO a pilhas ,mais reserva das mesmas . Velas . Mascaras. Carregador de baterias de celular para carro .Radio comunicador

Documentos.: É aconselhável ter uma cópia de todos os seus documentos em um envelope de plásticos ( no caso de perder os originais num incêncio ou inundação, poderá requerer segunda via com as cópias. Também mantenha um arquivo scaneado, e guardados num pen-drive . Se não tiver scanner, pode tirar uma foto com o celular.
·         Certidão  de casamento;
·         Documentos da casa;
·         Documentos do carro;
·         Testamentos;
·         Seguros;convênios , etc.  Contas bancárias
APITO. Deixar um ao lado da cama e carregar outro junto ao corpo, por exemplo, no chaveiro. O som do apito ajuda  a localizar muitas pessoas E SALVAR VIDAS

Saco de lixo. Pode virar capa de chuva abrindo um buraco na parte central do fundo. Pode cobrir a mochila na chuva. Pode ser usado como reservatório de água.


Comida :, sopas ,macarrão,, e outros produtos desidratados (que ocupam pouco espaço) , chocolates , etc., Enlatados , embutidos de validade prolongada  .Um vidro ( ou pastilhas ) de Hidroesteril (Hipoclorito de sódio 2,5% ), que não e mais do que cloro para poder esterilizar água para beber .

Agua , pelo mesmos uma garrafa de 1,5 litros .

Dinheiro :em pequenas notas , cartão para telefone ., cartão de credito .

Se você tem carro, poderá deixar um mini-kit com lanterna, capa de chuva, agenda, troca de roupas, luvas, toalhas, lenço de papel, água, e outros itens que achar necessário em caso de emergência e caso não possa retornar à sua casa.

Modulo (ou kit ) de  emergência-supervivência


Nas situações que não poder sair das nossas casas, deveremos manter um estoque de elementos de supervivência para, no mínimo, 15 dias , quais?

Os principais ,

-AGUA , estoque no mínimo 20 litros por pessoa ( um garrafão de água ) ( lembre dos 15 dias)

-COMIDA, alimentos não perecíveis , arroz ,feijão , enlatados, embutidos , etc.

Medidas provisórias na falta de eletricidade (Sem luz)
- Velas, fósforos, isqueiros (cuidado que o gás poderá evaporar com o tempo)

- Lanternas e pilhas. Deixar as pilhas com  pólos invertidos, para não descarregarem.

- Sem geladeira: procure colocar alimentos mais facilmente perecíveis no freezer, pois a temperatura é mais baixa e poderá conservar por mais tempo. Faça gelos mesmo no inverno e estoque, ajudam a conservar alimentos numa caixa de isopor forrada com papel alumínio.

Medidas provisórias na falta de água
- estoque água o maximo possível em banheiras , baldes , etc. mesmo que não potável será de uso importante , para tomar banho , nos vasos sanitários, etc.

Medidas provisórias na falta de gás:
- Estoque alimentos que não necessitam de gás: enlatados (+abridor de lata), biscoitos, bolachas, torradas, chocolates, barra de cereais , etc.

- tenha um botijão de gás de 5 kg  ou 13 kg de reserva com fogareiro ou   Fogão  a gás (spray), usada em acampamento.

 - sacola de carvão vegetal .

- Deixe um pequeno estoque de alimentos preparados e congelados, que não precisam de forno ou fogão para consumo (Na seção de congelados do supermercado, encontrará variedade grande )