segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

VITAMINA B1 - TIAMINA

vitamina B1 - Tiamina 

• Sua ação está relacionada com a obtenção de energia pelo corpo.

É essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e muscular.

• Algumas manifestações e sintomas da ausência de tiamina no organismo são cansaço, perda de apetite, alteração de humor, depressão e fraqueza muscular.

 • Não acumula ou causa toxidade ao organismo


Sua ação está relacionada com a obtenção de energia pelo corpo, atuando no metabolismo dos carboidratos e na formação do sangue, é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e muscular.

A vitamina B1 também chamada de tiamina está inserida no grupo das vitaminas hidrossolúveis, ou seja, é solúvel em água, por isso não acumula no organismo ou causa toxidade, já que quando ingerida em excesso é eliminada, mas também por não acumular precisa ser consumida freqüentemente por meio da alimentação.

Algumas manifestações e sintomas da ausência de tiamina no organismo são cansaço, perda de apetite, alteração de humor, depressão, fraqueza muscular e em casos de deficiência profunda, alterações cerebrais, nervosas e cardíacas causando uma doença chamada beribéri, que é mais comum em alcoólatras.

A vitamina B1 é encontrada em alimentos como: levedo de cerveja, legumes, cereais integrais, feijão e folhosos.

Algumas pesquisas relatam que ingerir boas quantidades de tiamina auxilia na prevenção e/ou tratamento do Alzheimer e para os praticantes de atividade física ajuda na recuperação após o treino.

Referências científicas do texto:
COELHO, Liana S. et al . Deficiência de tiamina como causa de cor pulmonale reversível. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 91, n. 1, July  2008.